

Sumário da obra

Depoimento
“A escrita sobre a Sociologia escolar, principalmente para o ensino médio, tem sido uma prática de professores, desde que essa disciplina passou a integrar o currículo deste nível de ensino no Brasil. Muitos escritos se desenvolveram nos últimos 20 anos, e Cristiano Bodart tem se destacado como um dos autores mais profícuos na produção de textos e livros sobre o ensino de Sociologia, mesmo com uma atuação relativamente recente na área, iniciada de fato em 2017. Em pouco tempo, sua produção tornou-se expressiva, incluindo a criação e o desenvolvimento do blog Café com Sociologia, desenvolvido em parceria com Roniel Sampaio-Silva, que se consolidou como uma ferramenta auxiliar fundamental para milhares de professores.
Este livro, Da alfabetização sociológica ao letramento sociológico, coroa este trabalho contínuo e incansável de problematizar o ensino da Sociologia. Nele o professor encontrará uma análise das imensas possibilidades para trabalhar as teorias, conceitos e categorias sociológicas com mais proficiência na sala de aula. Através da alfabetização e letramento sociológicos o autor desenvolve um esclarecimento preciso destes processos e propõe extensas ideias, bem como propostas concretas visando o cotidiano em sala de aula.
Além disso, o autor desenvolve a temática do livro a partir das principais tendências teóricas da Sociologia, demonstrando como cada uma delas pode abordar a alfabetização e o letramento sociológicos, com notável rigor e clareza. Trata-se, enfim, de uma leitura obrigatória para todo professor ou futuro professor de Sociologia, tanto no ensino superior quanto no ensino médio”
Nelson Decio Tomazi
Professor aposentado da UEL